NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS

Atenção: trabalhos fora das normas não serão aceitos

FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Extensão do Artigo: no máximo 8 páginas (incluindo Referências e Anexos);
Formato de arquivo: exclusivamente em Word (doc ou docx);
Fonte do título: Times New Roman, corpo 12, negrito e caixa alta. Nome do autor alinhado à direita, com espaço 1,5 abaixo do título, com o último sobrenome em letras maiúsculas; abaixo, o nome do orientador e, abaixo deste, o nome da instituição por extenso;
Extensão do Resumo: entre 100 e 120 palavras. Deve vir com espaço 1,5 abaixo do nome da instituição, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, e com palavras-chave (entre 3 a 5 palavras); as palavras-chave devem vir com espaço 1,5 abaixo do resumo; os nomes “resumo” e “palavras-chave” devem vir em negrito.
Formatação da página: A4, margem 2 cm nos quatro lados da página;
Texto do artigo: Times New Roman, corpo 12, justificado, com recuo à direita (parágrafo) de 1,5 e entrelinhas de 1,5;
Notas de rodapé: devem estar ao pé da página, justificadas, em espaçamento simples e fonte tamanho 10. Nelas devem ser inseridas esclarecimentos, referências e/ou informações que complementem o texto, mas que não são colocados no corpo deste para não sobrecarregá-lo. Para este elemento textual, basta utilizar o recurso da barra de ferramentas do Word : Referências > Inserir nota de rodapé.
EX.:

No texto:
Convém-nos mencionar que necessidade de informação difere de desejo de informação. Line10 (1974 apud FIGUEIREDO, 1994, p. 34) afirma que a necessidade de informação refere-se ao que um indivíduo necessita para realização de seu trabalho, pesquisa, dentre outras atividades, enquanto o desejo de informação compreende o que um indivíduo gostaria de ter.

Na nota:
________________________
10Line (1974 apud FIGUEIREDO, 1994) considera que termos como necessidade, desejo, demanda e usos da informação necessitam estar bem definidos para que não haja confusão em sua aplicação na área de estudos de usuários.

Citações curtas (até três linhas): devem ser inseridas entre parênteses no corpo do texto no sistema AUTOR-data (SOBRENOME do(s) autor(es) em letras maiúsculas, seguido de vírgula, ano de publicação, vírgula e número da página do texto citado (AUTOR, ano, p. XX)
EX.: “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia.” (DERRIDA, 1967, p. 293).
Obs: no caso em que o nome do autor já tenha sido mencionado imediatamente antes da citação, coloca-se apenas o ano e a data;

EX.: Como disse Moisés, “citação” (1998, p. 95).

*Lembrando que se a citação original terminar em ponto final, este deverá se encontrar antes das aspas. Mas se a citação original não terminar em ponto, porque apenas parte dela foi mencionada, então o ponto deverá estar depois da Referência.

EX.: “Milton, em seu grande poema épico Paraíso Perdido, inventou verdadeiramente o Satã literário” (BLOOM, 2008, p. 50).
 
Citações longas (com mais de três linhas): Times New Roman, corpo 10 justificado, entrelinhas simples, com recuo de 4 cm da borda da página. Ibid., op. cit., loc. cit. etc. Ibid., op. cit., loc. cit., entre outros, não serão aceitos. Todas as referências devem aparecer exatamente da mesma maneira, com a exceção da diferença na numeração das páginas. O espaçamento entre texto e citação (acima e abaixo da citação) deve ser simples.

Para outras situações de citação recorrer à NBR 10520 (ABNT).

Imagens: no máximo cinco imagens, encaminhadas em arquivo tiff ou jpeg, com resolução mínima de 300 dpi e indicação clara no texto do ponto de inserção das imagens.
EX: [Figura 1 aqui]

Legendas das imagens: as legendas das imagens devem ser enviadas em arquivo doc ou docx em anexo à mensagem de encaminhamento. Devem seguir a formatação abaixo:
Figura 1: Mira Schendel. A volta de Aquiles, 1964. óleo sobre tela 92 x 130 cm (Fonte: MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.)

Referências:
as Referências devem aparecer ao final do texto e devem incluir a lista completa das que foram utilizadas no texto. Entre as Referências deve ser incluído um espaçamento simples para entrelinhas.
 EX:
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro, Difel, 2010.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

*Abaixo estão outras normas essenciais que devem compor as Referências Bibliográficas:

· Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título. Tradução de (Se houver). Edição (ex. 2. ed.). Local: Editora, Data.

· Capítulo de livro com o mesmo autor:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título do livro. Tradução de (Se houver). Edição. Local: Editora, Data.

· Capítulo de livro com autor diferente:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro. Tradução de (Se houver). Edição. Local: Editora, Data, páginas inicial e final do capítulo.

· Artigos de periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local, volume (v.), número (n.), páginas inicial e final do artigo, mês e ano (fev. 2013).

· Artigos de anais de congressos:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO (em caixa alta), Número do congresso, ano em que foi realizado, local onde foi realizado.  Título da publicação (Anais...). Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do artigo.

· Referências de formato eletrônico:
AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: <Endereço.>. Acesso em: data (ex. 12 maio 2010).

*Obs.: Nomes estrangeiros devem vir em itálico, deixando as “aspas” para qualquer outro destaque, como as citações já referidas acima.
*Demais tipos de referências devem seguir as indicadas pela ABNT (NBR 6023/2002).

14 comentários:

  1. Olá, tenho duas dúvidas: Quando os resumos serão publicados? Eles terão ISBN? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho duas dúvidas: Quando os resumos serão publicados? Eles terão ISBN? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria. O que são publicados são os artigos completos dos participantes. Após o evento, abrimos a chamada para o recebimento dos artigos que serão publicados ano que vem. Sim, eles têm ISBN. Na edição desse ano, faremos a publicação dos Anais do ano passado. Agradecemos pelo interesse e tenha um bom dia.

      Excluir
  3. Mandei o meu resumo dia 18 de setembro, e ate agora nao recebi sequer um email de acusação de recebimento. Isso é normal? Meu email é cacarol.matos@hotmail.com. atenciosamente, Ana Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana, tudo bem? Em pouco tempo você receberá a carta de aceite com a confirmação de sua inscrição. Tentaremos ser o mais breve possível. Obrigado pelo interesse e se tiver mais alguma pergunta pode entrar em contato.

      Excluir
  4. Boa noite, Gostaria de saber se haverá publicação em anais dos trabalhos apresentados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio. São publicados são os artigos completos dos participantes. Após o evento, abrimos a chamada para o recebimento dos artigos que serão publicados ano que vem. Eles têm ISBN. Na edição desse ano, faremos a publicação dos Anais do ano passado. Agradecemos pelo interesse e tenha um bom dia.

      Excluir
  5. Boa tarde, eu tenho certeza que esse evento será o melhor do ano, estou encantada com a programação e com os convidados. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayane, agradecemos o seu interesse e estamos trabalhando para fazer um belíssimo evento.
      Charles

      Excluir
  6. Olá, não sou vinculada a nenhuma instituição por ser graduada em Letras pela Uece. Ainda posso me inscrever?

    ResponderExcluir
  7. Olá, Herbenia. Sim, claro que pode. No seu caso, como você é graduada, você se inscreve na titulação graduação. Mas a inscrição termina hoje. Ainda dá tempo. Até mais e tenha um bom dia.

    ResponderExcluir