APRESENTAÇÃO

O Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, única instituição que forma mestres e doutores em Literatura no Ceará. Com concentração na área de Literatura Comparada, o Curso tem contribuído para a formação de pesquisadores e professores de Literatura, em todos os níveis de ensino, tanto do médio e do fundamental, quanto do superior. A primeira edição do evento ocorreu em 2003, com o objetivo de realizar o debate sobre os Estudos Literários, difundido o diálogo com outras áreas do saber, tais como a Filosofia, a História, a Sociologia, a Antropologia, a Linguística, a Psicologia, a Pedagogia, as Artes, entre outras.

Contando com a rica colaboração de professores, pesquisadores, intelectuais e artistas do âmbito regional, nacional e internacional, Os Encontros apresentam conferências, mesas redondas, comunicações orais, oficinas, minicursos e manifestações artísticas, almejando o incentivo constante da produção crítica, da conscientização do papel cultural e social da Literatura e de sua apreciação estética.

Este ano, o Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários tem como tema a LITERATURA e o ENSINO.

O crítico Tzvetan Todorov, em Literatura em perigo (2009), fala-nos do perigo que atualmente ronda a Literatura: “o de não participar da formação cultural do indivíduo, do cidadão”. Ele não é o único. Diversos críticos e intelectuais, como Antônio Cândido, Leyla Perrone-Moisés, Antoine Compagnon, Vincent Jouve, Umberto Eco expressam a sua preocupação acerca da crise da leitura, do livro e da Literatura. Sobre o atual panorama da arte literária e dos Estudos Literários, cabem as seguintes indagações: Por que cursar uma Faculdade de Letras? Por que ler textos literários se há outras opções midiáticas e eletrônicas mais atraentes e menos complicadas? A literatura é ensinável? Qual o papel da literatura atualmente? O que a Literatura tem a dizer ao homem do século XXI?

O objetivo do Encontro Interdisciplinar desse ano é colocar em debate as mais variadas problemáticas relacionadas à Literatura e ao Ensino, de modo interdisciplinar, envolvendo pesquisadores das áreas de Letras, História, Sociologia, Educação, Arte, Filosofia. Os temas e problemas a serem debatidos são: o lugar e a importância da literatura no Brasil e no mundo; as políticas educacionais e o ensino de Literatura; a representação da literatura nos livros didáticos; o ensino da literatura nos Cursos de Letras presenciais e em EAD; as atuais discussões da Literatura Comparada no Brasil e em outros centros acadêmicos; a Literatura e o ensino das línguas estrangeiras.


EIXOS TEMÁTICOS:

- LITERATURA E A ESCOLA;

- LITERATURA E LEITURA;

- LITERATURA E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS;

- LITERATURA E O ENSINO SUPERIOR;

- O ENSINO DE LITERATURA COMPARADA;

- LITERATURA E O ENSINO DE OUTROS SABERES;

- LITERATURA E AS ARTES.


Um comentário:

  1. Fiquei em dúvida em relação aos eixos temáticos. Produzi um artigo no qual estabeleço um diálogo intertextual entre duas obras literárias de nacionalidades distintas. Gostaria de saber se esse trabalho se encaixa em algum eixo temático. Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir